quarta-feira, 25 de setembro de 2013

A importância e exclusividade de um Estadual

Todo Campeonato Estadual, seja de qual modalidade for, até mesmo em outros esportes, tem grande importância para os atletas que participam da competição. Uma delas está relacionada ao "Bolsa Atleta Estadual" e "Bolsa Atleta Municipal".
Alguns municípios possuem leis específicas em suas secretarias de esportes ou fundações esportivas e o rendimento comprovado em provas dessa chancela representam a oportunidade para que o atleta possa requerer este benefício. Válido também para o Bolsa Atleta nível estadual.
Em segundo lugar, existe a questão da seleção por rendimento para a convocação de atletas para representar o Estado em provas que em seu regulamento, façam tal requisição de avaliação. É convocado do primeiro colocado, passando para o segundo, terceiro, até a colocação que se manifestar na possibilidade de representar, em determinada categoria.
Em terceiro lugar existe a questão do posicionamento do Ranking Estadual que dá visibilidade aos atletas perante a comunidade ciclística e também diante dos patrocinadores, equipes e clubes.
"Em uma prova que vale o Campeonato Estadual existe um somatório de pontos superior às provas de ranking 1. Com isso, aumentam as possibilidades do atleta que ficar bem classificado em uma prova como essa, de aumentar sua vantagem no ranking estadual, podendo o mesmo ser Campeão Estadual e ainda somar mais pontos para tentar se Campeão do Ranking Estadual com mais facilidade", comenta Claudio Santos, presidente Fecierj.

Exclusividade
De acordo com o Estatuto da Fecierj, o Campeonato Estadual deve ter seu regulamento regido por equipe técnica e aprovado pela diretoria (Art 75º do Estatuto Fecierj), onde no regulamento da prova, está claro e definido no item "2.3 - Participação", que a prova é exclusiva para os atletas FEDERADOS no Estado do Rio de Janeiro, dentro das categorias oficiais Fecierj.
"Um Estadual não conta pontos para ranking da CBC. Atletas federados em outros estados podem participar da prova, desde que estejam inscritos nas categorias não-oficiais, como OPEN por exemplo. Para estes é uma oportunidade de efetivar um treinamento, rever amigos e participar do evento. Mas as categorias oficiais, exclusivamente nessa prova, são dos atletas do estado. Isso evita que um atleta de outro estado, a convite, possa beneficiar um atleta específico do estado", comenta Artur Castro, vice-presidente Fecierj.

Não perca a oportunidade de filiar-se e fazer parte de uma grande família do ciclismo do Estado do Rio de Janeiro, o Estado da Bicicleta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário